Na manhã desta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, irá mandar dois milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil.
A declaração aconteceu durante conversa com apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada. Um deles afirmou que tinha vindo da Califórnia e Bolsonaro perguntou como estava o presidente dos Estados Unidos.
Em seguida, ele fez a declaração sobre a hidroxicloroquina. “Ele está mandando para nós aqui, dois milhões de comprimidos.” Porém, não foi informado quando o lote chegará ao Brasil.
SAÚDE AMPLIA PROTOCOLO PARA USO DE HIDROXICLOROQUINA EM CASOS LEVES DO CORONAVÍRUS
No dia 20 de maio, a ampliação do protocolo do uso da cloroquina para casos leves do coronavírus foi assinada pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.
De acordo com o protocolo, a cloroquina poderá ser usada do 1º ao 5º dia de sintomas do coronavírus e o paciente deve assinar um termo para fazer o tratamento.
No termo de consentimento, o paciente ressalta que “não existe garantia de resultados positivos e não há estudos demonstrando benefícios clínicos”.
O antigo protocolo -publicado na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta- orientava que a cloroquina fosse usada somente em casos graves da Covid-19.
IVERMECTINA SE TORNA ‘NOVA CLOROQUINA’
Com a proibição da comercialização da cloroquina sem receita, a ivermectina vai sendo popularizada no combate ao novo coronavírus. A especulação a respeito da eficiência do medicamento começou após estudos realizados na Austrália, mas ainda não há nenhuma evidência comprovada.
Mesmo assim, o remédio – recomendado contra a ação de vermes e parasitas – registrou um aumento de 1.892% de abril para maio no site Consulta Remédios, uma das plataformas mais conhecidas para a compra de medicamentos.
Em abril, apenas 50 unidades do produto foram vendidas. Neste mês, o número saltou para 996 unidades.
Fonte: Tanosite