Paraguai suspende vistos a chineses pelo novo coronavírus

Medida tem duração indeterminada e atinge 338 pessoas, segundo o governo paraguaio

O Paraguai suspendeu por tempo indeterminado os vistos aprovados nos últimos seis meses para cidadãos da China e de qualquer estrangeiro que tenha viajado para a China continental, anunciou na quarta-feira (5) o Ministério das Relações Exteriores paraguaio.

Segundo a agência France Presse, a medida atinge 338 pessoas que obtiveram o visto de viagem para o Paraguai. As autoridades do país sul-americano dizem que a atitude foi tomada em virtude do alerta sanitário internacional pela epidemia do novo coronavírus.

“Os vistos válidos e vigentes outorgados aos cidadãos da China ficam suspensos por período indefinido”, apontou um comunicado da chancelaria paraguaia.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz da chancelaria, Juan Ignacio Livieres, afirmou que a medida tem aplicação imediata. Ele acrescentou que, em geral, os cidadãos da China que chegam ao Paraguai “são convidados por empresas para atividades empresariais”.

Como os vistos emitidos a cidadãos chineses têm duração de seis meses, a medida foi tomada para restringir a entrada desses estrangeiros nesse período.

O Paraguai não mantém relações diplomáticas nem comerciais com a China. Desde 1957 as relações são mantidas com Taiwan.

Estados Unidos impõem restrições

Os Estados Unidos informaram em 31 de janeiro que vão negar a entrada no país de qualquer estrangeiro que tenha viajado à China nas duas semanas anteriores. Além disso, o país declarou “emergência de saúde pública”.

No mesmo dia, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país divulgou que vai colocar em quarentena de 14 dias os cidadãos que estiveram na área de risco na China. A quarentena anunciada é a primeira em 50 anos, segundo a Reuters.

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here