A Coreia do Norte confirmou na quinta-feira (31) o lançamento de uma série de foguetes supervisionado por representantes do regime de Kim Jong-un. Segundo a vizinha Coreia do Sul, os projéteis foram disparados no Mar do Japão, o que a ditadura norte-coreana não confirmou.
A Guarda Costeira Japonesa emitiu um alerta sobre os lançamentos. Segundo a emissora pública japonesa NHK, nenhum projétil caiu na Zona Exclusiva Econômica do Japão.
A preocupação existe porque, em 2 de outubro, um míssil lançado por submarino caiu em águas japonesas, o que gerou reações do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe.
Oito lançamentos foram feitos pela Coreia do Norte desde o fim de julho.
Depois de mais de um ano sem lançar projéteis de qualquer espécie, Pyongyang retomou os ensaios balísticos na primavera passada, em um aparente protesto pela falta de progresso no diálogo com os Estados Unidos sobre desnuclearização e a retirada de sanções econômicas contra o regime.
No início de outubro, Washington e Pyongyang fizeram uma reunião de trabalho em Estocolmo para tentar desbloquear as negociações. A conversa, porém, não evoluiu.
Fonte: G1