Manifestantes vão às ruas contra novo código penal

O texto - que penaliza o adultério, o sexo fora do casamento, o aborto e a prática de bruxaria - teve a votação adiada pelo presidente

Milhares de manifestantes, principalmente estudantes, foram às ruas na Indonésia nesta terça-feira (24) para protestar contra o novo código penal proposto para o país, que penaliza o adultério, o sexo fora do casamento, o aborto e insultar a dignidade do presidente, além da prática de bruxaria.

Na última sexta (20), o presidente do país, Joko Widodo, adiou a votação do texto no Parlamento para o mês que vem. O novo código, que também tem nova legislação contra a corrupção, substituiria leis holandesas da era colonial.

Os manifestantes se reuniram nas saídas do prédio do Parlamento, em Jacarta, e em frente ao palácio presidencial, bloqueando o trânsito. A polícia usou canhões de água para dispersar as pessoas.

Também houve protestos em Java Ocidental, onde os manifestantes atiraram pedras contra policiais perto de um prédio do Parlamento local. A polícia revidou com gás lacrimogêneo.

O líder do Parlamento indonésio, Bambang Soesatyo, deu entrevista coletiva dentro do edifício em Jacarta e pediu calma, mas se recusou a responder se a votação da nova legislação seria adiada até que novos membros da casa fossem empossados. Segundo o parlamentar, o voto poderia ocorrer ainda no atual mandato legislativo.

“Vamos ao Parlamento para protestar contra a nova lei para a agência anticorrupção – que não é pró-pessoas, mas pró-corruptos”, disse à Reuters o universitário Fuad Wahyudin, de 21 anos, que estuda em uma universidade islâmica em Java Ocidental. “O código criminal é o mesmo, não está do lado do povo”, disse Fuad.

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here