O Canadá anunciou nesta segunda-feira (19) que aceitará passaportes venezuelanos vencidos. Com a medida, o país reconhece um decreto do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, que amplia a validade desses documentos por cinco anos.
“Os detentores de um passaporte venezuelano que desejam viajar ou permanecer no Canadá agora podem continuar usando o passaporte se ele tiver vencido há menos de cinco anos ou estiver prestes a expirar”, afirmou o governo canadense em um comunicado.
A medida foi tomada, entre outras razões, porque venezuelanos vivendo no Canadá encontram dificuldades para renovar o passaporte dada a crise diplomática entre o país e o regime de Nicolás Maduro (leia mais no fim da reportagem).
“O Canadá reconhece o decreto publicado pela Assembleia Nacional da Venezuela em 7 de junho de 2019 para estender a validade dos passaportes venezuelanos”, disse o governo canadense.
Assim como o Canadá, os Estados Unidos anunciaram, em junho, o reconhecimento dos passaportes venezuelanos vencidos. O Brasil adotou a mesma medida no início de agosto, após compromisso assinado por 11 países latino-americanos em setembro passado em Quito.
A medida não altera as regras para vistos – venezuelanos ainda necessitam obter vistos para entrar em determinados países como o Canadá e os EUA.
Fonte: G1