EUA, Coreia do Sul e Japão pedem que Coreia do Norte acabe com ‘provocações irresponsáveis’

Declaração foi divulgada após encontro de autoridades militares no Havaí neste fim de semana

Autoridades graduadas de defesa dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e do Japão realizaram conversas trilaterais e pediram que a Coreia do Norte abandone seu “caminho destrutivo e imprudente” de desenvolvimento de armas, afirmou o Exército norte-americano em comunicado, segundo a Reuters.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, Joseph Dunford, recebeu seus colegas da Coreia do Sul e do Japão na sede do Comando do Pacífico dos Estados Unidos, no Havaí, no domingo, 29, para trocar opiniões sobre os recentes testes nucleares e de mísseis balísticos de longo alcance da Coreia do Norte.

“Juntos, eles pediram à Coreia do Norte para se abster de provocações irresponsáveis que agravem tensões regionais, e para se afastar de seu caminho destrutivo e imprudente de desenvolvimento”, disse o comunicado, ainda de acordo com a Reuters.

Ameaça real

A escalada de tensão nas relações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte menciona um possível teste nuclear sobre o Oceano Pacífico. Para Ri Yong Pil, diplomata veterano da chancelaria da Coreia do Norte, o alerta deve ser visto como uma ameaça real.

Os Estados Unidos retrucaram. No sábado, 28, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, advertiu a Coreia do Norte que qualquer ataque nuclear ao território do seu país ou ao dos seus aliados receberá uma “resposta militar maciça”, segundo a Deutsche Welle.

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here