As forças árabes e curdas apoiadas pelos Estados Unidos que tomaram a cidade de Raqa, no norte da Síria, dos extremistas do Estado Islâmico se preparavam nesta quinta-feira, 19, para entregar a cidade às autoridades civis.
As posições ocupadas há meses na cidade pelos combatentes das Forças Democráticas Sírias (FDS) foram abandonadas, com exceção de algumas na praça central de Al-Naim.
A ofensiva das FDS contra a antiga “capital” do EI durou mais de quatro meses.
Na terça-feira, as FDS anunciaram o fim dos combates e o início das operações para limpar a cidade das minas terrestres e procurar possíveis células jihadistas.
A administração da cidade, em ruínas e sem habitantes, será assumida pelo Conselho Civil de Raqa, um corpo que reúne lideranças locais criado há seis meses. A entrega oficial da cidade deve acontecer na sexta-feira, mas o Conselho já trabalha há meses em planos de reconstrução.
“Algumas unidades se retiraram, outras permanecem na cidade para as operações de desminagem, então a cidade será entregue a um conselho civil”, declarou a comandante Rojda Felat.
Fonte: G1