Papa fará visita histórica à Colômbia para impulsionar reconciliação

Durante a visita de quatro dias o papa vai visitar quatro cidades

O papa Francisco inicia na próxima quarta-feira, 6, uma visita histórica à Colômbia para impulsionar a paz e a reconciliação em um país profundamente dividido apesar da assinatura do acordo de paz com a guerrilha das Farc, que acabou com 50 anos de conflito.

Durante a estadia de quatro dias, até 10 de setembro, o papa visitará quatro cidades, celebrará missas para multidões, fará discursos e, sobretudo, se reunirá com vítimas e atores do conflito interno.

Ele também visitará bairros esquecidos em um dos países com maior desigualdade entre ricos e pobres na América Latina.

A terceira visita de um pontífice à Colômbia – depois das de Paulo VI em 1968 e de João Paulo II em 1986 – será marcada por uma série de gestos, mais do que palavras, em prol da reconciliação.

“É verdade que o papa chega a um país muito polarizado, mas sabe que todos os colombianos anseiam pela paz, uma paz com o espírito da solidariedade e da justiça. Uma paz possível somente se atacarem as causas da injustiça social, da desigualdade, da opressão”, explica o arcebispo colombiano Octavio Ruiz, da delegação que acompanha o pontífice.

A única viagem do papa argentino este ano à região inclui as cidades de Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena, onde falará sobre família, religião e reconciliação entre as pessoas e com a natureza, dois dos temas centrais de seu pontificado.

Francisco visita a Colômbia em um momento muito importante para a história do país, que em 2016 assinou um acordo de paz que pôs fim a 52 anos de um conflito fratricida que deixou 260 mil mortos, 45 desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

Com o lema “Demos o primeiro passo”, Francisco, que desde o início apoiou as negociações do país com o maior grupo guerrilheiro, propõe aos colombianos romper com o esse passado de violência e confrontos, e se comprometer de forma ativa para construir a paz.

Fonte: G1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here