Preso acusado de espancar jovem em Santana do Itararé

O PM teria iniciado uma discussão com a vítima

O soldado da Polícia Militar de São Paulo, Marcos Barbosa Dornelas, acusado de tentar assassinar na madrugada de sábado, 17, Adinan Oliveira, em uma praça de Santana do Itararé, foi preso na manhã de terça-feira, 20, quando se apresentava para o trabalho. O PM estava com a prisão preventiva decretada desde a manhã de segunda-feira e foi conduzido ao Presídio Militar Romão Gomes, na capital paulista.

De acordo com o delegado Miguel Chibani, titular da 36ª Delegacia Regional de Polícia de Wenceslau Braz,Oliveira foi espancado por ciúmes, por volta das 3h54m, pelo PM, que contou com a ajuda de seu tio, Gilmar Camargo Sena, que no dia no crime se apresentou como Guarda Civil Metropolitano (GCM) de São Paulo. Testemunhas relataram à Polícia Civil que o soldado teria flagrado sua ex-namorada conversando com a vítima no interior de um bar,e pouco depois elefoi tirar satisfação com o desafeto do lado de fora do estabelecimento.

O PM teria iniciado uma discussão com Oliveira, quando o tio do militar se aproximou e deu início às agressões. O policial então também teria começado a chutar e dar socos na vítima, que caiu desacordada na calçada. Conforme o delegado, a violência só cessou depois que os agressores perceberam a gravidade das lesões no rosto de Oliveira, que teve um dos globos oculares deslocado em consequência dos golpes que recebeu.

Ainda de acordo com a versão das testemunhas ao delegado Miguel Chibani, Oliveira foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal no carro de um dos agressores, que fugiram do local em seguida. “Ainda não confirmamos a informação para saber se realmenteo carro que socorreu a vítima pertencente a um dos agressores, bem como se era um deles que estava ao volante. Estamos analisando as imagens captadas por câmeras de segurança de uma agência bancária, e algumas testemunhas ainda serão ouvidas para encerrarmos as investigações”, explicou o policial.

O titular da 36ª DRP disse que pretende concluir o inquérito policial até o fim desta semana. Marcos Barbosa Dornelas e Gilmar Camargo Sena serão indiciados por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima. Tio e sobrinho podem ser condenados a 30 anos de prisão.

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo informou ao delegado Miguel Chibani que Gilmar Camargo Sena foi exonerado do cargo antes de cometer o crime em Santana do Itararé, o ex-GCM é considerado foragido. A Polícia Civil, no entanto, acredita na possibilidade de Sena se apresentar à Justiça nas próximas horas.

De acordo com a Polícia Civil, o último boletim médico divulgado pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Campo Largo informou que o estado de saúde Adinan Oliveira ainda é considerado grave, que o paciente passou por procedimento cirúrgico e permanece em coma induzido.

Em fevereiro deste ano, o proprietário do bar onde teria iniciado a confusão que resultou na tragédia envolvendo Adinan Oliveira foi notificado pela prefeitura e pela Polícia Civil sobre irregularidades no estabelecimento que ofereciam riscos à integridade física das pessoas que frequentam o local.

No entanto, nenhuma providência havia sido tomada até sexta-feira, 16. “O proprietário ocupa o espaço público sem autorização, o ambiente não oferece vedação acústica, não há seguranças nem banheiro químico e a venda de bebidas alcoólicas a menores ocorre de forma indiscriminada.

Ou seja: nenhuma medida cautelatória foi tomada pelo dono do bar para evitar uma confusão generalizada como a que resultou na tragédia ocorrida no último fim de semana”, avalia o delegado Miguel Chibani.

O chefe da DRP de Wenceslau Braz informou que irá instaurar um Termo Circunstanciado (TC) por desobediência, no entanto,o delegado não descarta a possibilidade de o comerciante responder criminalmente pela violência sofrida por Oliveira.

“O Ministério Público pode entender que o proprietário do bar criou esta situação de risco, com isso, ele acaba se responsabilizando pelo resultado. Em tese, o comerciante também pode responder por tentativa de homicídio qualificado, porém, na forma omissiva”, esclarece.

Fonte: JT Ligado

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here