Matadouro é notificado por crime ambiental

Foram identificados cinco crimes ambientais durante uma inspeção de rotina na empresa

A Polícia Ambiental notificou na tarde de segunda-feira, 29, o proprietário do matadouro Ricardo de Oliveira – ME, de Carlópolis, por cinco crimes ambientais identificados durante uma inspeção de rotina na empresa,após denúncia sobre supostas irregularidades no processamento de resíduo animal.

Conforme o documento apresentado ao Ministério Público Estadual (MP-PR) pela PA, o serviço de matadouro de bovinos no bairro Jaboticabal é potencialmente poluidor e não possui licença ambiental. Foram identificadas graves irregularidades no processamento de couro animal, lançamento de efluentes sem tratamento no meio ambiente, queima de resíduos de embalagem (plástico e papelão) a céu aberto e deposição inadequada de lixo (plásticos, vidros, garrafas, latas e excipientes) à margem de ribeirão.

Ainda de acordo com o relatório da Polícia Ambiental há indícios de abate de suínos no matadouro, que também não possui licença ambiental para a execução o serviço.

A inspeção no matadouro Ricardo de Oliveira – ME foi acompanhada por um veterinário do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, que também identificou diversas irregularidades no local. O órgão, no entanto, não interditou a empresa.

Na tarde de terça-feira, 30, a reportagem tentou falar com o veterinário responsável pela inspeção sanitária, mas ele já havia deixado a repartição pública e não foi possível obter seu contato pessoal.

A reportagem também tentou ouvir os responsáveis pela Ricardo de Oliveira – ME, mas a ligação para o único contato telefônico da empresa (celular) não foi atendida.

De acordo como comandante do 4ª Pelotão de Polícia Ambiental de Jacarezinho, subtenente Cláudio Henrique Cavazzani, foi registrado um boletim de ocorrência e instaurado inquérito policial para investigar o caso. As autuações cabíveis são de competência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que já foi comunicado do problema.

Fonte: Tanosite

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here