Cadeia platinense superlotada

Unidade carcerária está superlotada novamente

Após um mês da fuga em massa na Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, a unidade carcerária já está novamente superlotada. O número atual de preso totaliza 99, quatro a menos do que havia em fevereiro, quando 31 detentos fugiram, depois de renderem um carcereiro que foi mantido refém durante 13 horas.

A cadeia está prestes a explodir outra vez. A polícia evitou outra fuga em massa na unidade semana passada. A porta de uma de uma das galerias já havia sido serrada, e um cordão improvisado com lençóis estava pronta para ser utilizada pelos detentos.

A descoberta da nova tentativa de fuga resultou em uma operação na ultima segunda-feira, que revoltou os presos. No início da noite, quando já não havia mais policiais nem agentes do Departamento Penitenciário no interior da cadeia, os detentos atearam fogo em colchões e iniciaram um tumulto nas celas.

A cadeia foi cercada pela PM, e após duas horas de negociações com os presos policiais da tropa de choque do 2º Batalhão e homens do Corpo de Bombeiros entraram na unidade. A situação foi controlada, porém, os detentos fizeram protestos por conta da superlotação e medidas punitivas anunciadas pelo Departamento.

Dos 31 fugitivos, 21 foram recapturados pela Polícia Militar após denúncia anônima dos moradores. Caso sejam recapturados os 10 foragidos procurados pela polícia, a população carcerária atingirá o total de 119 detentos, comprometendo ainda mais o controle do sistema carcerário pelos órgãos competentes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here